Para um professor
inexperiente é um problema difícil e delicado. É também um problema sério pois
dela vai depender a carreira do cantor. Existem vozes naturais que podem ser
imediatamente classificadas. Outras, mais numerosas, só podem ser classificadas
após longos meses. De uma forma geral , os professores de canto confiam no seu
ouvido, na facilidade do aluno para o grave ou para o agudo, na tessitura, e
principalmente no timbre. Mas a apreciação de sua qualidade varia com cada
indivíduo!
Não podemos tomar como
referencia somente o gosto do professor ou do aluno, nem o resultado da técnica
de alguém que não é mais um iniciante. Esta última seria conseqüência de uma
pesquisa sistemática da ressonância palatal, nasal, bucal, sendo importante
que, através de um trabalho bem adaptado, se possa distribuí-las
harmoniosamente, obtendo-se desta forma as características acústicas do timbre
natural do cantor.
Para ser válida, a
classificação da voz deve ser feita, principalmente, sobre as bases anatômicas,
morfológicas e acústicas. É preciso considerar vários
fatores, dos quais uns são predominantes e outros são secundários
fatores, dos quais uns são predominantes e outros são secundários
Fatores Predominantes.
1 - A tessitura -
é o conjunto de notas que o cantor pode emitir facilmente.
2 - A extensão vocal -
abrange a totalidade dos sons que a voz pode realizar.
A extenssão vocal pode
variar de acordo com :
2.1 - A forma e o volume das cavidades de ressonância.
Que são variáveis para cada indivíduo.
2.2 - O comprimento_ e a espessura das cordas vocais.
2.3 - O timbre que é uma qualidade do som que permite diferenciar cada pessoa, de reconhecê-la... Ele é apreciado de modos diferentes
1 - A capacidade
respiratória e o desenvolvimento torácico e abdominal.
2 - A altura tonal da voz falada, desde que o sujeito utilize aquela que corresponde à sua constituição anatômica.
3 - A amplitude vocal que indica uma voz com sonoridades amplas, arredondadas sobre toda a extensão vocal.
4 - A intensidade que permite a potência sem esforço.
5 - O temperamento que representa o conjunto das qualidades do cantor em relação às suas possibilidades vocais.
6 - As características morfológicas. Geralmente admitimos que um tenor ou um soprano são brevilíneos, baixos e gordos, que um baixo ou um contralto são altos e magros!... Mas isto não é uma constante. Há tantas exceções que estes fatores não podem ser considerados como determinantes. Eles podem apenas confirmar os fatores predominantes e facilitar a classificação.
Temos seis categorias
principais para classificar as vozes das mulheres e dos homens. Em cada uma
delas encontramos diferenças de extensão. Estas podem variar de algumas notas,
de intensidade, de amplitude vocal, de volume e de timbre. Estas
particularidades justificam sub-categorias e usos variáveis.
Duas vozes não fazem parte da classificação habitual. São elas: a voz de apito e a voz de falsete.
___A voz de apito é muito rara. Ela permite, a um soprano agudo, acrescentar algumas notas a extensão normal e chegar a atingir o dó6. Nesta tessitura, as cordas vocais apresentam uma pequena fenda fusiforme.
Duas vozes não fazem parte da classificação habitual. São elas: a voz de apito e a voz de falsete.
___A voz de apito é muito rara. Ela permite, a um soprano agudo, acrescentar algumas notas a extensão normal e chegar a atingir o dó6. Nesta tessitura, as cordas vocais apresentam uma pequena fenda fusiforme.
Vozes Masculinas: Baixo,
Barítono e Tenor
Vozes Femininas: Contralto,
Barítono e Soprano
É sempre bom classificar a
voz com a ajuda de um especialista ou técnico vocal pois dentro de cada
classificação vocal esitem sub-classificações podendo cada voz pender para mais
grave ou mais aguda.
Classificação vocal, é um assunto muito sério.
Uma classificação vocal inadequada, pode influenciar diretamente na saúde
vocal do cantor.
Alguns cantores ainda acreditam, que o bonito é
cantar em um determinado naipe ... em tonalidade mais aguda ou mais
graves.
Definitivamente, a beleza vocal não esta em cantar agudo
demais ou grave demais. A beleza vocal consiste em cantar da forma correta no
tom correto para cada tipo de voz.
A classificação vocal não deve ser feita comparando a voz
cantada com a voz falada pois, voz falada e voz cantada são
realidades diferentes.
Alguns cantores, possuem uma flexibilidade muscular
grande, que os permite cantar utilizando uma tessitura vocal maior. Vale aqui
descrever, que TIMBRE vocal, TESSITURA vocal é diferente de EXTENSÃO
vocal.
TIMBRE VOCAL: Podemos dizer que é a personalidade da voz do
indívíduo (Voz fina, grossa, baixa, alta, aveludada ou metálica)
TESSITURA VOCAL -
Refere-se aos tons que o cantor pode emitir sem esforço, e com
habilidades vocais.
EXTENSÃO VOCAL -
Refere-se ao máximo de tons que o cantor pode emitir
tanto nas freqüências graves, quanto nas freqüências agudas. Nesta
medição, o que esta sendo avaliado e a maior possibilidade muscular
vocal, do cantor.
Deve-se evitar cantar dentro do limite máximo da Extensão
vocal ou seja, não é por que o cantor alcança aquela nota que ela
pode ser cantada com saúde e habilidade vocal.
Todo aquele que
deseja cantar com beleza mas também com saúde, deve antes procurar um
fonoaldiólogo ou um preparador vocal (Tecnico Vocal) para não cometer erros e no
futuro não sofrer com os vários problemas decorrentes do mal uso da voz.
A avaliação da tessitura
vocal deve ser periódica. Se
considerarmos o desenvolvimento e a aquisição de novos ajustes vocais, ela ira
variar de acordo com o desenvolvimento vocal do cantor.
Já a extensão
vocal varia de acordo com fatores
ligados ao desenvolvimento ontogênico do ser humano (mudanças anatômicas que
ocorrem de acordo com as diferentes idades de vida)
Muitos cantores desenvolvem problemas vocais por uma
classificação vocal inadequada, cuidado! As dores frequentes na garganta e a
rouquidão, podem ser um sinal de que alguma coisa não está bem.
Se todas as vezes que você faz uso da voz para o canto, você sente dor, ou fica rouco logo em seguida ou durante a apresentação ou ensaio, provavelmente você esta usando sua musculatura vocal de maneira inadequada e se esforçando para produção de tons que não sejam confortáveis a você.
Se todas as vezes que você faz uso da voz para o canto, você sente dor, ou fica rouco logo em seguida ou durante a apresentação ou ensaio, provavelmente você esta usando sua musculatura vocal de maneira inadequada e se esforçando para produção de tons que não sejam confortáveis a você.
Você deve passar por nova avaliação em relação a sua
classificação vocal e se preciso for procurar um fonoaudiólogo
especialista em voz que possa melhor orientá-lo.
Lembre-se, não somos máquinas, temos limitações e devemos
respeitar isto.
Continua...
Martinha Reis (Técnica Vocal 31-8731-6980)
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