O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade (Mt 28.19; II Co 13.13).
Para entendermos quem ele é, e necessário saber quem é Deus e quem são as pessoas da trindade Divina.
Atributos de Deus: Onipotente, Onipresente, Onisciente, Eterno, Imutável, imortal.
A Trindade Divina: são as 3 pessoas que compõe o ser único de Deus - o Pai, o Filho e o Espírito Santo. - não são três "deuses", mas sim três pessoas do único Deus Vejamos: (Mateus 3.17e18, Mateus 28:19; 2 Coríntios 13:13).
O Pai: A primeira pessoa, Ele é o pai, o Criador, o Todo poderoso, Ele sempre está adiante de todos os membros da divindade, a biblia o mostra como estando acima de todos em poder, misericórdia, sabedoria e justiça é o dono da vida que dá a vida Ele planejou, desenhou e criou todo o universo somente por Ele é possível a vida (veja João 5:26; 1 Coríntios 8:6; Efésios 3:14-15, Atos 17.28).
O Filho a segunda Pessoa, por meio dele Deus pai criou o céu, a terra, o homem e tudo que há(Colo.1.16) é o único membro da divindade que assumiu uma forma humana, em sua relação com o Homem Jesus e chamado de “Filho do homem” Em sua relação com Deus é chamado “Filho de Deus” , É o único acesso a Deus (João 14.6) é o Libertador (Coloss 1:14-16); Pó ser filho é semelhante a Deus, parecido, tem as mesmas características (Hebs 1:1-3). Ele é Senhor, Ele é dono porque tudo que e do pai, é do filho ( Filipenses 2.9-11)
O Espírito A terceira pessoa, Ele e o Consolador, é o que nos Ensina, que guia, que nos lembra das palavras de Jesus e do que Jesus fez por nos(João 14:26, 15:26
Os 3 Pai, Filho e Espírito Santo vivem um dentro do outro e trabalhando juntos para cumprir seu plano divino de redenção da humanidade
Propósito da Trindade: Nos tornar um povo dedicado, obediente, puro que tem acesso ao Pai (I Pedro 1.2 – Linguagem de Hoje) , (Efésios 2.18)
Podemos entender a trindade assim: O Pai é a fonte de Vida, Jesus e o caminho para chegar até o Pai e o o Espírito Santo é aquele que nos conduz por esse caminho
O
Espírito Santo
Ele é chamado de Espírito Santo porque Sua obra principal é a santificação. Ele opera na vida do ser humano das seguintes formas:
1-Convencendo os pecadores (Jo 16.8), Sem a Ação do Espírito Santo e impossível uma conversão plena, pois e ele quem convence o homem do pecado.
2-Regenerando e santificando (Jo 3.5-8; Rm 15.16; I Co 6.11; II Ts 2.13; I Pe 1.1,2);
3- capacitando para fazer a Obra (At 1.8).
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário